Existe igualdade de gênero no local de trabalho?

Gender equality in the workplace

Por mais que adoremos soluções rápidas e diretas, no Linked Helper muitas vezes temos que inventar soluções alternativas de vária etapas para as tarefas de certos clientes. “Como enviar mensagens automáticas apenas para mulheres no LinkedIn?” é um pedido bastante comum.

Não existe uma maneira infalível de determinar rapidamente o gênero no LinkedIn, além de visualizar cada perfil. Para aqueles que têm maneiras melhores de passar o tempo, existe a automação do LinkedIn. Mas mesmo com ferramentas como o Linked Helper, classificar uma grande lista de perfis em caixas ‘F’ e ‘M’ não é uma operação de uma etapa. Nós temos as nossas soluções alternativas comprovadas para isso.

No entanto, com o lançamento do famoso Chat GPT, ficamos curiosos para ver o que a IA tem a oferecer. Quando apresentado a esta tarefa, para nossa surpresa, afirmou que alguns cargos são predominantemente ocupados por homens e podemos usá-los como um critério de classificação. Essa não é a solução exata que esperávamos, mas despertou nossa curiosidade. É realmente assim? Quem poderia nos dar uma resposta melhor do que a plataforma social nº 1 para profissionais? Recorremos ao LinkedIn para descobrir como homens e mulheres estão representados em várias funções.

Notas principais:

  • O LinkedIn não tem um filtro de gênero ou um atributo de gênero para os perfis das pessoas. Portanto, a maioria das ferramentas de automação não consegue recolher e determinar rapidamente o gênero da pessoa.
  • Uma combinação de ferramentas de extração de dados como o Linked Helper + uma aplicação de verificação de nomes retorna dados de gênero para listas enormes com uma pontuação de probabilidade de 99%.
  • Nos Estados Unidos, 78% dos CEOs são do sexo masculino e 22% do sexo feminino, a julgar pelos perfis do LinkedIn. A Noruega mostra resultados ainda mais centrados nos homens – 87% vs 13% do sexo feminino.

Como determinar o gênero do destinatário no LinkedIn

Então você se depara com uma tarefa complicada de enviar mensagens apenas para mulheres no LinkedIn. Visualizar cada perfil você mesmo para determinar o gênero está fora de questão, pois você quer alcançar grandes audiências. Além disso, quem faz isso manualmente em 2023? Como você escolhe perfis femininos entre milhares de outros no LinkedIn?

Os perfis do LinkedIn não têm o campo de gênero para preencher quando você cria a sua página. Claramente, isso torna impossível para quaisquer ferramentas de extração de dados do LinkedIn ou ferramentas de automação do LinkedIn simplesmente obter dados de gênero. A maioria das ferramentas de extração de dados apenas recolhe dados de perfil do LinkedIn; elas não constroem sobre isso nem tiram conclusões. Se alguns dados não estão lá, eles também não podem ser recolhidos.

Existe o campo de pronomes preferidos, por outro lado, onde você pode indicar que é um homem (ele/dele) ou uma mulher (ela/dela) ou neutro em termos de gênero (eles/deles), ou um pronome personalizado. Mas poucas pessoas optam por preenchê-lo. Além disso, os pronomes podem ser visíveis apenas para conexões de 1º grau, portanto, também é de ajuda limitada.

Gênero no LinkedIn

Outra opção poderia ser pesquisar comunidades femininas ou masculinas no LinkedIn.

comunidades femininas ou masculinas no LinkedIn

Juntar-se a grupos do LinkedIn para ter acesso e alcançar os seus membros é uma estratégia valiosa e nós a cobrimos no guia “Como alcançar membros do grupo” e num tutorial em vídeo. Mas, surpreendentemente, grupos de mulheres no LinkedIn também podem ter membros masculinos. Portanto, tecnicamente, você não pode confiar totalmente no título do grupo.

Chat GPT

Em algum momento, ficamos curiosos para ver o que o Chat GPT tem a oferecer. Perguntamos explicitamente como enviar mensagens automáticas apenas para mulheres ou homens no Linked Helper. Para nossa surpresa, ele sugeriu que o gênero do perfil poderia ser determinado pelo cargo.

Você pode usar o filtro ‘Título’ para pesquisar destinatários do sexo masculino visando cargos específicos predominantemente ocupados por homens, disse ele. Os títulos incluíam, de acordo com o Chat GPT, funções de CEO, COO, Gerente, VP e engenheiro.

Deixando de lado qualquer argumento moral, decidimos testar isso nós mesmos. Mulheres e homens estão igualmente representados em certas indústrias ou cargos, como parece no Linkedin?

como enviar mensagens automáticas apenas para mulheres ou homens

O Experimento

O experimento divide-se em 4 etapas.

Primeiro, precisamos segmentar um cargo específico. Vamos pegar CEO, por exemplo. Precise sua consulta de pesquisa com booleanos – Ceo NOT Founder. Para restringir o grupo-alvo, selecione um local específico. Decidimos olhar para todo o país, nos Estados Unidos. Também olharemos para a Noruega, apenas para equilibrar nossas conclusões e ver como os resultados podem variar dependendo da geografia.

Pesquisa booleana no LinkedIn

Em seguida, recolha os perfis numa lista usando a ferramenta de recolha do Linked Helper. Isso levará entre 5 a 15 minutos para extrair 1000 perfis da pesquisa. Se precisar de mais perfis, considere nossas táticas para construir uma lista maior.

Interface do Linked Helper

Terceiro, exportaremos esta lista para um arquivo CSV e abriremos no MS Excel. Como não temos um atributo de gênero, confiaremos nos nomes para determinar o gênero.

CSV exportado

Quarto, usando serviços de terceiros ou catálogos de nomes, dos quais existem muitos por aí, definiremos destinatários femininos vs. masculinos.

De 1000 perfis de CEO baseados nos EUA, tivemos 780 nomes masculinos e 220 femininos.

Se eu quisesse enviar mensagens apenas para mulheres, usaria o Linked Helper. Eu copiaria os URLs dos perfis masculinos e os carregaria na **Lista de exclusão** (para não processar) da minha campanha, enquanto os URLs dos perfis femininos seriam carregados na **Fila de espera** (lista para processar).

Resultados: os Estados Unidos e a Noruega partilham um padrão 80/20

Nos Estados Unidos, os cargos de nível C são de fato dominados por homens, totalizando 80% dos perfis em média. Uma proporção ligeiramente diferente pode ser vista para a função de ‘Gerente’ (Manager), onde as mulheres ocuparam 61% da lista – em grande parte porque ‘gerente’ abrange um amplo espectro de funções: gerente de projeto, gerente de RH, gerente de loja e gerente de sucesso do cliente – todos bastante acessíveis às mulheres. Na Noruega, as coisas parecem bastante semelhantes em termos de presença masculina versus feminina em cargos de gestão, como visto nos dados abaixo.

Padrão de gênero para cargos

Qualidade dos seus dados

Nesta abordagem, dependemos muito de:

(1) a precisão dos resultados de pesquisa do LinkedIn;

(2) a precisão da aplicação de verificação de nomes.

Então, quão confiáveis são os dados? O LinkedIn pode ocasionalmente retornar perfis irrelevantes nos resultados da pesquisa, especialmente numa conta gratuita do LinkedIn. Por exemplo: se você pesquisar por CEOs, verá também um bom número de perfis que dizem “Assistente Executivo do CEO”.

Nesta fase, aplicar operadores de pesquisa booleana (Graphic NOT Web designer) ou usar a palavra-chave ‘Título’ para pesquisa pode aumentar a relevância da pesquisa.
Então, o Linked Helper oferece uma poderosa ferramenta de filtragem integrada para refinar ainda mais os seus resultados de pesquisa. Com os filtros ‘**Posição**’ e ‘**Título**’ descobrimos que quase um terço (287 de 1000) dos CEOs também são nomeados Presidentes na sua empresa 🙂

Campo Posição do Linked Helper

Quanto ao verificador de nomes, o Namsor nos deu a pontuação de probabilidade percentual ao lado de cada nome, para que pudéssemos avaliar se era um palpite confiável.

Felizmente, mais da metade (671) dos perfis receberam uma pontuação de probabilidade de 100%. Mais 200 perfis estavam entre 95-99% em uma escala de probabilidade. Também tivemos 20 nomes com uma pontuação de probabilidade de 50% – a estimativa mais baixa. Mas verificamo-los rapidamente individualmente usando a ferramenta de filtragem do Linked Helper.

Como o Linked Helper também mostra avatares de perfil, um olhar rápido é muitas vezes tudo o que é preciso para confirmar o gênero.

Tivemos dúvidas, mas Jackie é mulher 🙂:

Verificação de nome

Se houvesse qualquer ambiguidade sobre o gênero, removíamos este perfil da nossa campanha (melhor prevenir do que remediar):

Outra verificação de nome

LinkedIn Growth Hub

JUNTE-SE À NOSSA COMUNIDADE

Obtenha Ferramentas Gratuitas, Scripts de Prospecção, Dicas dos Bastidores e Networking Real

Conclusão

Claro, nossa pesquisa não é de forma alguma um olhar aprofundado sobre a situação real da igualdade de gênero no mercado. No entanto, devemos admitir que o Chat GPT não estava longe da verdade ao dizer que, pelo menos no LinkedIn, pelo menos para a tarefa específica onde precisamos classificar perfis em lotes masculinos ou femininos, confiar em cargos pode ser uma abordagem não tão ruim. Muitos cargos de gestão permanecem cargos masculinos, na maior parte. E isso é apoiado pelas pesquisas mais recentes, como o McKinsey Global Institute ou os Dados do Banco Mundial.

Dito isso, a igualdade de gênero não implica simplesmente um número igual de homens e mulheres ocupando certos cargos. Igualdade salarial, acesso à educação e oportunidades de promoção são indicadores muito mais importantes.

5 2 votes
Article Rating

About the author

Subscribe
Notify about
guest

0 comments
Old
New Popular
Intertext Reviews
View all comments