Qualquer página do LinkedIn pode ser aberta para indexação, para que você possa obtê-la usando uma pesquisa orgânica no Google, Bing, Yandex, Yahoo e outros motores de busca. A maioria das empresas ou indivíduos está interessada em que sua página do LinkedIn seja facilmente acessível através da pesquisa e apareça entre as primeiras posições. Como você pode otimizar uma página de empresa ou página de perfil para SEO a fim de ser indexada? E o que precisa ser feito para promover sua página do LinkedIn para o topo da SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa) para uma determinada palavra-chave? Respondemos a isso em detalhes em nosso artigo.
Como funciona
No início, havia uma palavra… uma palavra-chave. No motor de busca, o usuário digita um pedido, que pode consistir em um nome de marca (quando alguém está procurando especificamente por sua empresa na Internet), um nome de um emprego ou ocupação (é assim que os recrutadores geralmente procuram candidatos potenciais), um nome de um serviço (é assim que clientes potenciais procuram).
As páginas do LinkedIn respondem perfeitamente a cada uma das solicitações listadas. Para fazer “seo” no seu perfil do LinkedIn, siga estas recomendações.
O resultado da pesquisa por um especialista em um determinado campo será a página da categoria ou campo de atividade.
É por isso que é importante preencher bem o seu perfil e indicar todos os grupos e atividades em que você participa.
O resultado de uma pesquisa de empresa será a página comercial dessa empresa.
É por isso que é importante otimizar bem a página da empresa e seguir todas as recomendações dadas no artigo Como otimizar um perfil do LinkedIn para geração de leads.
O resultado de uma pesquisa por serviços será uma página de categoria de serviço no LinkedIn.
É por isso que é importante marcar todas as categorias de trabalho que você pode fornecer na seção “Serviços”. Como podemos ver, o LinkedIn tem um diretório separado onde as coleções de páginas com os serviços especificados são armazenadas, e elas também são indexadas na pesquisa orgânica. Encontre exemplos de perfis de vendas que estão perfeitamente otimizados.
As principais regras para SEO no LinkedIn: otimização de página de busca orgânica
Meta tag de Título
O título de uma página da web é o fator de classificação de página mais importante na rede de pesquisa. Podemos defini-lo nós mesmos em nosso site, mas não podemos fazer isso no LinkedIn. Vamos ver como essa meta tag é exibida e por qual modelo ela é puxada.
Nos resultados da pesquisa, a meta tag de Título se parece com isto – o nome da marca, separador e LinkedIn:
Este título é puxado automaticamente do título na página da sua empresa e inserido na fórmula mostrada acima.
1. Georreferenciação
A marca de uma empresa é frequentemente pesquisada em conjunto com a geolocalização. Isso é especialmente verdadeiro quando a empresa tem várias filiais em todo o mundo.
Aqui está a aparência dos resultados da pesquisa da Nikon.
Vemos que cada unidade geográfica tem uma página separada no LinkedIn, e cada uma dessas páginas é classificada na pesquisa. Isso significa que se o usuário digitar a consulta “nikon europe” ou “nikon india” no Google, a página correspondente será exibida.
2. Palavras-chave no meta título
Nossa pesquisa revelou que as páginas da empresa e do perfil têm uma classificação mais alta do que as páginas de categoria de serviço para as mesmas consultas. Ou seja, se o título na página da empresa disser “Serviços de geração de leads do LinkedIn” (o nome da categoria de serviço e não o nome da marca), então esta página será exibida mais acima do que a página de serviço desta categoria que contém uma seleção desses provedores de serviços.
Isso é explicado de forma simples: a meta tag de Título é muito importante para a indexação e, se contiver palavras-chave, isso melhora particularmente a posição da página no ranking.
Assim, se outras empresas ainda não fazem isso e o LinkedIn ainda não tem uma longa lista de empresas com serviços semelhantes em seus títulos de página em vez de um nome de marca, então você pode usar esse truque. No entanto, outra opção é adicionar palavras-chave de serviço ao nome da marca. Por exemplo, poderia ser “Trizyx LLC – serviços de geração de leads”.
3. Comprimento da meta tag de título e do título da página do LinkedIn
O Google exibe apenas 70 caracteres do título em dispositivos móveis e cerca de 85 caracteres em desktop. Isso significa que o título não deve ser muito longo, e não funcionará inserir um grande número de palavras-chave para serviços lá. Forme um título compacto com as principais palavras-chave.
Meta descrição
No snippet dos resultados da pesquisa, a descrição é formada automaticamente a partir de pedaços de texto que contêm as palavras especificadas na consulta de pesquisa. Tais palavras geralmente são destacadas em negrito na descrição. Para que o sistema gere automaticamente tal descrição, é importante preencher sua página com palavras-chave pelas quais você pode ser potencialmente pesquisado. E insira essas palavras-chave onde quer que você precise delas nas descrições. Podem ser blocos como “Informações Gerais” sobre o perfil ou sobre a empresa, uma descrição das responsabilidades do trabalho sob cada posição publicada nas empresas e descrições em itens de educação se for um currículo do candidato.
Backlinks
Para obter tráfego de redes sociais para o seu site, você precisa colocar backlinks neles. Em qualquer sistema de análise, esse tráfego é distinguido do tráfego de referência, embora, de fato, o tráfego social também seja tráfego de links externos. Essa diferença é justificada pelo fato de que a presença de tráfego social e links de redes sociais aumenta a confiança do seu site. A lógica das redes de pesquisa aqui é que, uma vez que as redes sociais se referem ao site e há tráfego social, então este site está em demanda entre comunidades especializadas de redes sociais.
Novamente, esta é uma conexão de via dupla. Ter um link para o site oficial de uma empresa em uma página comercial do LinkedIn adiciona credibilidade a essa página, dizendo que é definitivamente uma empresa real que tem seu próprio site e não uma página comercial falsa. Uma página com uma classificação de confiança mais alta tem mais probabilidade de ir para o topo. Então, esta é a maneira de fazer um SEO verdadeiro no LinkedIn.
Ferramenta Yoast SEO para LinkedIn – Imagens em cada postagem do seu blog para SEO
Uma página da empresa no LinkedIn é frequentemente usada para publicar artigos de um blog corporativo. Neste caso, há um backlink do LinkedIn para cada artigo; embora seja nofollow, ainda tem um certo valor na promoção. Além disso, pode-se esperar tráfego natural (orgânico) dessas postagens para o site corporativo.
Em termos de promoção da página comercial ou do perfil do LinkedIn, um feed constantemente atualizado de artigos e publicações indica que há atividade na página, que ela está sendo conduzida e, como resultado, os robôs de pesquisa registrarão todas as atualizações mais recentes, marcando essa atividade.
Curtidas e comentários de postagens também dão aos robôs de pesquisa um sinal de que a página é popular – tudo isso afeta adicionalmente a atualização e ajuda os robôs a fixar mudanças no site.
Para automatizar a publicação de artigos de um blog corporativo no WordPress para uma página do LinkedIn, você pode conectar o serviço Yoast. Essa integração é configurada através do conector Zapier.
Isso é o que é chamado de marcação OpenGraph no SEO – ao publicar um link para um artigo, esse link é visualizado não como um URL familiar com HTTPS e WWW, mas como um snippet com o título do artigo, a descrição e a imagem.
LinkedIn para SEO – em ambos os sentidos
Isso também funciona ao contrário. Se você está procurando maneiras de otimizar suas páginas do LinkedIn para SEO, então você também pode usar a plataforma LinkedIn para encontrar serviços e especialistas em SEO. Nosso software especial, Linked Helper, ajudará você a automatizar a busca por potenciais executores ou até mesmo um especialista em SEO em tempo integral. O Linked Helper é um aplicativo instalado em um PC com o qual você pode recolher (scrape) uma lista de perfis ou páginas de empresas necessárias em apenas alguns minutos. Tudo o que você precisa fazer é definir os parâmetros para a coleta – por exemplo, serviços de SEO. O software ajudará você a carregar rapidamente uma lista de todos os perfis em uma tabela CSV que você pode estudar e depois ir para a página de cada candidato. E será possível enviar um modelo de mensagem do LinkedIn para perfis selecionados diretamente na interface do Linked Helper, onde o nome do destinatário necessário será substituído automaticamente usando a variável {name} e suas mensagens parecerão personalizadas como se você as tivesse escrito individualmente.
Como encontrar palavras-chave adequadas
Para a pesquisa profissional de palavras-chave, existem muitos serviços diferentes, a maioria dos quais é paga ou requer registro, como Ahrefs, Semrush ou SEranking. Mas, regra geral, eles são usados por especialistas em SEO. Se você não for um, recomendamos as seguintes opções para você.
Planejador de palavras-chave do Google
O Keyword Planner faz parte da interface do Google Ads Manager. Este utilitário é gratuito, você só precisa se registrar com o Gmail.
Após o registro, você se depara com a seguinte interface. Selecione a guia “Ferramentas”, depois “Planejamento” e “Planejador de palavras-chave”.
Depois de chegar à próxima interface. 1 – Selecione o idioma desejado. 2 – Selecione a região para a qual você deseja promover sua página. 3 – Insira as consultas que você gostaria de promover.
Ao inserir suas consultas, você obtém uma lista das consultas mais populares sobre esse tópico.
O Google Keyword Planner fornece dados suficientes sobre quaisquer palavras-chave. Você pode ver a concorrência da solicitação, a frequência com que ela é inserida na linha de pesquisa e o custo dessa solicitação se você estiver configurando uma campanha publicitária baseada nela.
Graças à página completamente otimizada, você pode iniciar o marketing orgânico no LinkedIn.
Dicas na página de resultados de pesquisa do Google (SERP)
Você deve ter notado que, quando começa a digitar uma consulta na barra de pesquisa do Google, recebe dicas automaticamente para continuar sua consulta.
Tente frases diferentes e veja que outras pistas surgem para você.
Este método não é tão preciso quanto a pesquisa de consultas no Google Keyword Planner, mas também é bom para entender quais palavras-chave potenciais você pode usar para promover sua página.
Este método não fornece informações completas para cada palavra-chave como o Google Keyword Planner faz, mas você pode ver quantos sites podem ser encontrados pela palavra-chave.
Uma vez que a concorrência no espaço web é muito forte e as páginas do LinkedIn não competem apenas entre si, mas também com outros sites, dificilmente se pode esperar que as páginas de negócios do LinkedIn cheguem ao topo da pesquisa. No entanto, se você adicionar a palavra “LinkedIn” a qualquer consulta, assumindo que serviços semelhantes podem ser pesquisados no LinkedIn através da rede de pesquisa do Google, os resultados assumem essa visão.