Explicação do operador IF-THEN-ELSE: como criar mensagens super personalizadas no Linked Helper

IF-THEN-ELSE operator explained: how to create super custom messages in Linked Helper

O Linked Helper permite aos usuários enviar tanto mensagens pré-fabricadas simples quanto personalizações mais complexas que você pode achar um pouco desafiadoras. As variáveis integradas são fáceis de usar, mas em alguns casos você pode precisar ajustar as funções IF-THEN-ELSE.

Para começar, você pode tentar adicionar variáveis personalizadas (custom variables) ao seu CRM, Campanha (Campaign) ou Ação (Action). Esta é uma tarefa simples que lhe permitirá escrever manualmente colunas que contêm valores específicos num arquivo Excel. O software pegará os valores necessários para cada destinatário da mensagem com base na URL fornecida. Ou seja, as mensagens serão únicas para cada destinatário. Boas notícias – você não precisa escrevê-las manualmente para todos!

O uso da função IF-THEN-ELSE pode ser o próximo nível e tornará o seu trabalho muito mais fácil.

O que é IF-THEN-ELSE em palavras simples?

  • verifica a presença – ou ausência – de um valor numa variável e, em seguida,
  • envia a mensagem correta para cada condição.

Por exemplo, a página do LinkedIn do seu lead pode não ter certas informações para as suas variáveis (ex: o nome da empresa {company} pode não estar especificado). Neste caso, o operador IF-THEN-ELSE é necessário. Porque o modelo de mensagem será o mais personalizado possível para os contatos onde a informação é fornecida, mas ao mesmo tempo haverá uma versão padrão da mensagem se a informação não for encontrada.

Trabalhando com o operador IF-THEN-ELSE passo a passo

A seguir, veremos mais de perto o que vale a pena para começar com as cláusulas IF. Abordaremos como adicionar variáveis personalizadas, mas você pode começar configurando o operador com variáveis integradas.

Variáveis do LinkedIn no Linked Helper

Como pesquisar e analisar rapidamente os perfis dos seus leads

LinkedIn Growth Hub

JUNTE-SE À NOSSA COMUNIDADE

Obtenha Ferramentas Gratuitas, Scripts de Prospecção, Dicas dos Bastidores e Networking Real

Você pode visitar milhares de perfis através do Linked Helper, e o software coletará dados dos perfis. Você pode usar dados como o texto da biografia para criar uma coluna personalizada para personalização.

Para a análise dos dados, você pode usar várias ações – “Visitar e extrair perfis”, “Convidar contatos de 2º e 3º nível” e “Gostar e comentar mensagens e artigos”.

Após visitar perfis e fazer a análise, você pode fazer o download de um arquivo com leads, onde os emails deles também serão salvos. No arquivo baixado, você pode adicionar colunas com variáveis que você usará posteriormente nas suas campanhas.

  • Para baixar dados, você pode ir para a campanha.
  • Abra a aba Listas (Listas) (número 1 na tela abaixo).
  • Marque a caixa para o número de leads. (número 2 na tela)
  • Após selecionar todos os leads, clique no botão Baixar (Download). (número 3 na tela)
Baixar lista de leads painel do Linked Helper

A pesquisa e a personalização para divulgação são passos essenciais, portanto, através do software, você pode concluir várias tarefas importantes de uma só vez. Ao mesmo tempo, você não perderá tempo procurando manualmente e copiando informações no software.

Saiba mais sobre quais dados você pode coletar de páginas do LinkedIn na publicação do blog.

Como adicionar variáveis personalizadas

Além das variáveis que já vêm definidas por padrão na ferramenta social, você pode criar as suas próprias, o que dá mais oportunidades para personalização. Com variáveis personalizadas, você pode criar mensagens direcionadas para cada público e campanha de mensagens.

Nota: Se os perfis não estiverem na sua rede, os emails não serão coletados. Se você precisar coletar emails de contatos de 2º e 3º grau, eles devem ser visitados com a ação “Visitar e extrair perfis” com a opção “Extrair emails do Snov.io para contatos fora da minha rede” ativada, ou processados na ação “Encontrar emails de perfil”.

Você pode adicionar variáveis personalizadas para todo o CRM, uma única campanha ou uma única ação. Mas é importante que as variáveis funcionem apenas com aquelas URLs de usuários que estão listadas na tabela com essas variáveis.

Para adicionar variáveis personalizadas:

  • Baixe o arquivo com os leads que você analisou anteriormente.
  • Adicione uma coluna ou várias com variáveis. O início do nome da coluna deve ser “cs_nome da variável” (sem aspas), por exemplo cs_event.
Arquivo Excel do Linked Helper com colunas personalizadas

  • Salve e adicione o arquivo ao CRM ou à campanha. Se você precisar aplicar uma variável para uma campanha, pode adicionar um arquivo indo para a campanha desejada – Listas (Lists) – Variáveis personalizadas (Custom fields).
Adicionar variáveis personalizadas no Linked Helper

Após um carregamento rápido, você verá no Editor do modelo de mensagem PRO a variável que escreveu no arquivo.

Você pode aprender configurações detalhadas para adicionar variáveis no artigo da base de conhecimento.

Como configurar uma função IF

Escrevemos configurações exatas na base de conhecimento – Como criar modelos de mensagens.

Importante: para trabalhar com operadores, você precisa ativar a interface avançada. Abra Definições (Settings) → Interface → Advanced-UI.

Configuração do operador Se na interface avançada

Depois disso, no Construtor de templates, você verá o botão desejado, onde poderá inserir valores de variáveis e textos para opções de mensagem.

Exemplo de modelo de mensagem com operador Se

Linha IF – Aqui você precisa adicionar uma variável. Pode ser a variável padrão do LinkedIn, ou pode ser definida por você no software. Como explicamos acima, é fácil de adicionar carregando um arquivo Excel. Só pode haver um valor aqui.

Linha THEN – Aqui você precisa registrar uma variante da mensagem usando a variável. O software encontrará o valor e o substituirá no texto.

Na linha THEN, o uso da variável encontrada é opcional. Ela pode não estar presente na linha, e você pode colar qualquer texto que seja necessário.

Linha ELSE – Aqui você precisa inserir uma variante alternativa, que será enviada se não houver valor para a variável.

Você pode usar operadores lógicos tanto para mensagens de convite quanto para mensagens privadas e InMails. No primeiro caso, o comprimento do texto da mensagem não pode exceder 300 caracteres.

Strings se então senão no editor de modelos de mensagens do Linked Helper

Por exemplo, encontramos leads em diferentes eventos e agora queremos encontrar todos e adicioná-los à nossa rede.

Poderíamos visitar 3 eventos, onde encontramos 90 leads – 30 em cada evento. Agora queremos enviar a mesma mensagem onde a única diferença é no nome do evento. Aqui, uma variável personalizada é a sua melhor aposta.

Para fazer isso, baixamos o arquivo da URL deles e adicionamos uma coluna “cs_event”. Portanto, quando o software vê esta coluna e um valor para ela, ele usa a string THEN. Se houver leads na fila para os quais não há valor “cs_event”, então o software escreverá uma variante de mensagem da linha ELSE.

Este é um exemplo simples e conveniente, mas você pode construir modelos mais complexos. Vamos olhar para alguns exemplos abaixo.

Caso de uso real do operador IF

Daremos um bom exemplo de um dos nossos clientes, que o ajudará a entender melhor a função e aprender rapidamente como configurá-la.

O cliente escreveu que tem uma lista de perfis coletada para convite com uma coluna “industry” (setor). Ele queria converter as informações do setor num campo personalizado e configurar um modelo de mensagem em uma campanha para que pudesse enviar mensagens personalizadas com base na variável do setor.

Ou seja, tínhamos uma variável personalizada “cs_industry” que poderia ter valores diferentes. Por exemplo, “Information Technology & Services” (Tecnologia da Informação e Serviços), “Computer & Network Security” (Segurança de Computadores e Redes) e “Computer Hardware” (Hardware de Computador). E para cada grupo alvo de leads, o cliente queria enviar diferentes versões de mensagens.

O Linked Helper não pode alterar o texto com base no valor em si, mas apenas na presença/ausência do valor. Assim, precisamos especificar variáveis separadas para vários valores únicos. Por exemplo, conseguimos modificar facilmente o arquivo CSV para que, a partir de uma variável padrão {industry}, tivéssemos 3 variáveis personalizadas – uma para cada setor, ou seja, {cs_info_and_tech}, {cs_comp_hardware}, {cs_comp_and_net}.

Agora, tendo três variáveis diferentes no Linked Helper e a função IF-THEN-ELSE, poderíamos compor uma mensagem para que o software verifique sucessivamente se o lead tem alguma variável e se essa variável tem algum valor. Se sim, então ele envia a opção correta.

Como a ferramenta funciona passo a passo:

  1. O Linked Helper verifica se o lead tem a primeira variável com um valor.
  2. Se tanto a variável quanto o valor existirem, então a variante sob o primeiro THEN é enviada.
  3. Se não houver variável, então o Linked Helper vai verificar se o lead tem a segunda variável.
  4. Se houver uma segunda variável, então a variante sob o segundo THEN é enviada.
  5. Se não houver segunda variável, então o Linked Helper vai verificar se o lead tem a terceira variável.
  6. Se houver uma terceira variável, então a variante sob o terceiro THEN é enviada.
  7. Se não houver terceira variável, então a opção ELSE é enviada.

Se cs_industry fosse “Computer & Network Security”:

Notei que você é especialista em contratar os melhores talentos em Computer & Network Security.

Se cs_industry fosse “Information Technology & Services”:

Trabalhamos em Information Technology & Services há quase 10 anos.

Se cs_industry fosse “Computer Hardware,” então a variante da string deveria ser:

Para ser honesto, Computer Hardware não é onde temos muita experiência, mas ainda assim temos especialistas que podem ajudá-lo nesta esfera.

O que fizemos:

  • Baixamos um arquivo com leads que havíamos analisado anteriormente para a campanha.
  • Adicionamos três colunas no arquivo, uma para cada variável. Ou seja, ao encontrar um valor sob um dos setores, o software reconhecerá isso como um sinal para enviar a string desejada.
arquivo excel com leads e variáveis

Ao mesmo tempo, não é necessário indicar o valor (ou seja, o nome do setor) na coluna para cada lead; qualquer caractere encontrado na coluna será considerado pelo software como a presença da variável.

  • Carregamos o arquivo para a campanha. Em seguida, configuramos a mensagem como no exemplo na captura de tela abaixo.
Exemplo de Se então senão no software Linked Helper

Como você pode ver na captura de tela acima, tivemos a condição IF principal e adicionamos duas outras variações de mensagem às condições ELSE. Na tabela, você não precisa escrever o valor para a variável (por exemplo, escrever “Information Technology & Services” na coluna cs_info_and_tech), porque você escreverá os valores na seção “Variáveis personalizadas” (Custom variables) no painel do Linked Helper.

Como resultado, variáveis personalizadas e operadores lógicos permitem que você faça mensagens e envios em massa adaptados aos destinatários. Por exemplo, você também pode fazer uma saudação personalizada com base no gênero do destinatário. Veja o guia da base de conhecimento para exemplos mais detalhados e complexos que podem ser úteis para as suas campanhas. As configurações para tal lista de correio são discutidas em detalhe na base de conhecimento.

Você pode experimentar o Linked Helper gratuitamente por 14 dias e a versão de avaliação o ajudará a coletar dados de leads. Depois, você pode experimentar a assinatura premium, que tem uma interface pro, e trabalhar com operadores lógicos avançados.

5 1 vote
Article Rating

About the author

Subscribe
Notify about
guest

0 comments
Old
New Popular
Intertext Reviews
View all comments