Milhões de profissionais em todo o mundo começam o dia verificando seus feeds do LinkedIn. É a plataforma perfeita para networking, avançar na carreira, aprender com líderes de negócios globais ou acompanhar as últimas notícias do seu setor.
Mas o LinkedIn é muito mais do que isso. Para muitas empresas, é uma ferramenta de crescimento incrivelmente robusta e poderosa. A sua empresa beneficia de todas as possibilidades que o LinkedIn oferece? Este guia irá ajudá-lo a tirar o máximo partido dele.
Explicaremos como criar uma página empresarial no LinkedIn e como nutri-la. Você aprenderá como fazer sua página da empresa se destacar da multidão, aumentar seus seguidores e fazer com que contribua para seus objetivos de negócios.
Aperte o cinto; estamos decolando!
Como uma Página Empresarial do LinkedIn Pode Beneficiar Sua Empresa
Antes de mergulharmos nos detalhes da criação de uma página empresarial no LinkedIn, vamos discutir por que é uma excelente ideia. Então, por que empresas de todos os tipos e tamanhos escolhem esta plataforma como um de seus principais canais de marketing? Existem inúmeras razões, mas provavelmente a principal é o público do LinkedIn.
O que torna o LinkedIn tão especial é seu foco distinto e funcionalidades especializadas. Esta plataforma atende a profissionais. Eles a utilizam para aprender, avançar em suas carreiras e fazer networking com colegas do setor. Outras mídias sociais atendem a conexões pessoais e interações sociais. Envolver seus usuários é assustador para a maioria das empresas, especialmente empresas B2B. No LinkedIn, o público está interessado em interagir com empresas.
Aqui está o que você ganha ao criar uma página de negócios no LinkedIn:
Maior Visibilidade: Uma página da empresa melhorará a visibilidade online e a credibilidade do seu negócio, especialmente em um ambiente profissional.
Geração de Leads: Para empresas B2B, o LinkedIn é uma mina de ouro de leads. Não há outro lugar para encontrar tantos clientes potenciais procurando novas oportunidades de negócios.
Reputação da Marca: Uma página empresarial do LinkedIn permitirá controlar e melhorar a reputação da sua marca compartilhando seus valores, conquistas e liderança de pensamento.
Aquisição de Talentos: As páginas de negócios são um excelente recurso para recrutar candidatos de alta qualidade, pois fornecem uma plataforma para mostrar a cultura da empresa e oportunidades de carreira.
Engajamento do Cliente: Ao publicar atualizações regulares e responder a comentários, você pode construir relacionamentos com os clientes e aumentar a fidelidade deles.
Pesquisa de Mercado: Você pode obter insights sobre seus concorrentes, tendências do setor e público-alvo através do LinkedIn.
Como você pode ver, não há uma única razão para não iniciar uma página empresarial no LinkedIn — e toneladas de razões para fazê-lo! E agora o prato principal: como fazemos isso?
Leia mais sobre marketing no LinkedIn para empresas de tecnologia.
Como Criar uma Página Empresarial do LinkedIn: Primeiros Passos
Criar uma nova página de empresa no LinkedIn é tão fácil quanto dar alguns cliques. Para começar, pressione “Para Negócios” no menu superior do LinkedIn e “Crie uma Company Page” — a opção mais abaixo na lista.
Três opções aparecerão. Você pode criar uma página da empresa, uma página de vitrine (showcase page) ou uma página de instituição educacional.
Aqui está o que cada opção significa:
LinkedIn Company Page
Uma LinkedIn Company Page serve como a representação oficial de um negócio ou organização no LinkedIn. Ela é projetada para fornecer uma visão geral de uma empresa, seus produtos e serviços, oportunidades de emprego e cultura da empresa. É um lugar onde as empresas podem compartilhar notícias, atualizações e conteúdo de liderança de pensamento. Os usuários do LinkedIn podem seguir uma página da empresa para se manterem atualizados sobre suas últimas notícias, atualizações ou ofertas de emprego.
LinkedIn Showcase Page
Uma LinkedIn showcase page (página de vitrine) é subsidiária de uma página da empresa. Seu objetivo é destacar um aspecto específico do negócio, como uma marca, unidade de negócios, iniciativa ou até mesmo um projeto em andamento. Essas páginas permitem que as empresas atinjam públicos distintos com conteúdo personalizado. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode ter Showcase Pages para cada categoria de produto. As páginas de vitrine são mostradas na seção “Páginas afiliadas” em uma página da empresa:
Página de Instituição de Ensino do LinkedIn
Esta opção permite que escolas, faculdades e universidades compartilhem atualizações e interajam com alunos, ex-alunos, corpo docente e outras partes interessadas. Os futuros alunos podem usar essas páginas para reunir informações sobre a instituição, ver ex-alunos notáveis e até verificar que tipo de carreiras os graduados seguiram:
Vamos criar uma nova página empresarial no LinkedIn clicando na primeira opção. Você precisará preencher um perfil para sua empresa. O formulário é bem curto e intuitivo:
Preencha todos os campos (mesmo que não estejam marcados como obrigatórios, cada um é vital para a descoberta da sua página, então não pule nenhum deles!), pressione o botão “Criar página” — e é isso! A página da sua empresa agora está no ar!
O trabalho real começa aqui.
Otimizando a Página Empresarial do LinkedIn
Para garantir o sucesso da página da sua empresa no LinkedIn, você precisa otimizá-la e tornar a localização dela o mais fácil possível. A melhor maneira de melhorar sua visibilidade é compartilhar o máximo de informações possível sobre sua empresa. O LinkedIn diz que empresas com perfis completos obtêm 30% mais visitas semanais. Aqui estão as tarefas em mãos:
1. Adicione Visuais de Alta Qualidade
Sua página empresarial do LinkedIn não pode ser eficaz sem um logotipo da empresa. Os usuários simplesmente não tratam tais páginas com seriedade. Se você não tem um logotipo, já passou da hora de criar um! A tecnologia moderna torna isso mais fácil do que você pensa. Você pode criar um logotipo gratuitamente com serviços como Canvas ou até mesmo usar um gerador de logotipo com IA (os resultados podem variar).
Outro elemento visual importante da sua página da empresa é a capa. Colocada no topo da sua página, ela define o clima e pode ser um elemento central na comunicação da cultura e dos valores da sua empresa.
O tamanho de imagem recomendado para seu logotipo é 400×400 pixels e para o banner — 1128×191 pixels.
2. Escreva uma Seção “Sobre Nós” Cativante
Esta é a sua chance de dizer ao público quem você é e o que faz. Seja breve e agradável, ou escreva uma redação de 2000 palavras — faça o que funcionar com seu público-alvo e objetivos de negócios. Certifique-se de usar palavras-chave relevantes em seu texto — isso ajudará os usuários a encontrar sua empresa através da pesquisa.
É altamente recomendável preencher também a localização do escritório, especialmente se você opera em vários locais. O mapa interativo fica ótimo!
3. Crie Páginas de Vitrine
Como já mencionamos, as páginas de vitrine (showcase pages) são complementares à sua página principal da empresa. Elas podem representar produtos ou serviços específicos ou simplesmente atender a um segmento de público específico. As páginas de vitrine adicionam credibilidade e profundidade ao seu perfil comercial.
No entanto, lembre-se de que quando você cria uma página de vitrine, os seguidores da sua página da empresa não são inscritos nela automaticamente. Você terá que construir essa nova comunidade do zero. Portanto, se você está apenas começando sua jornada no LinkedIn como empresa, pode ser mais sensato focar no crescimento da página principal de negócios. Mas como fazer isso? Nós temos respostas!
Elementos-Chave para Fazer Crescer Sua Página Empresarial do LinkedIn
Construir uma comunidade é um empreendimento longo e tedioso. Não há atalhos ou balas de prata. Os quatro ingredientes principais para o sucesso são:
- ter objetivos claros
- conhecer o seu público
- ser consistente
- criar conteúdo estelar.
Vamos detalhá-los.
Ter Objetivos Claros
Antes mesmo de começar a criar a página da sua empresa no LinkedIn, você deve se perguntar: por que precisa dela? Anteriormente, mencionamos alguns benefícios que tais páginas podem oferecer. Mas qual será o seu foco? Se seu objetivo é gerar leads, construir reconhecimento de marca ou atrair talentos, ter um objetivo definido permite que você crie uma estratégia de conteúdo e engajamento personalizada que se alinhe a ele.
Uma estratégia definida o ajudará a priorizar tarefas, alocar recursos e encontrar as ferramentas certas para medir seu progresso em direção ao objetivo.
Conhecer o Seu Público
Então, você criou o perfil da empresa mais detalhado, adicionou visuais personalizados brilhantes e começou a postar conteúdo exclusivo de altíssima qualidade, mas seus seguidores não crescem? Essa é uma situação comum. Nada do listado acima importa, a menos que ressoe com seu público-alvo.
Em quais tópicos seus seguidores em potencial estão interessados? Qual tom de voz eles preferem? Eles estão interessados em conteúdo de vídeo ou apaixonados por estatísticas e infográficos?
Sem um conhecimento profundo do seu público, você não conseguirá se envolver com ele. E sem engajamento, todos os seus esforços serão em vão.
Ser Consistente
Você deve ter um plano e cumpri-lo. Um erro comum é atualizar a página da sua empresa irregularmente. Para formar um vínculo com seu público, você precisa interagir com ele regularmente. Crie um calendário editorial e certifique-se de manter as postagens.
Seu objetivo é criar um hábito nos seguidores de consumir seu conteúdo. Então, se você decidir publicar um novo post toda terça e sexta-feira, eles devem aparecer conforme planejado.
Criar Conteúdo Estelar
Não podemos enfatizar o suficiente: o conteúdo é rei. Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes, mas repetiremos: o conteúdo é rei, e nada do que você fizer contará se seu conteúdo for fraco.
O que é conteúdo fraco? É conteúdo que não oferece nada de novo, interessante ou valioso para o público. Os usuários do LinkedIn são pessoas ocupadas. Certifique-se de não desperdiçar o tempo precioso deles.
Escolha tópicos e formatos relevantes, use uma voz que ressoe com eles e ajude-os a aprender algo com cada peça de conteúdo.
E novamente: O Conteúdo. É. Rei.
Agora que sabemos o que é uma página empresarial de sucesso no LinkedIn na teoria, vamos passar para a prática.
Como Obter Mais Seguidores na Página da Sua Empresa no LinkedIn: Dicas e Melhores Práticas
É hora de falar sobre passos específicos que você pode tomar para fazer crescer sua comunidade no LinkedIn. Em primeiro lugar, é essencial entender que seus seguidores crescerão organicamente desde que você publique conteúdo relevante, único, envolvente e útil. Se o seu conteúdo for genuinamente bom, os usuários o compartilharão e seu público aumentará. Mas esse processo pode ser muito lento se você não agir proativamente, ajudando as pessoas a conhecerem sua página.
Aqui estão algumas táticas que podem ajudá-lo a fazer crescer sua página empresarial no LinkedIn.
Colhendo os Frutos Mais Fáceis
Peça aos seus funcionários e amigos para se inscreverem. Dependendo do tamanho da sua empresa e das conexões sociais, você pode obter de alguns a centenas de seguidores sem muito esforço.
Os funcionários são um recurso muito importante para o crescimento da sua página. Incentive-os a adicionar sua empresa aos perfis deles, interagir com suas postagens e compartilhá-las em seus feeds. À medida que interagem com sua página, as conexões deles podem ver essas atividades, aumentando sua visibilidade.
Pensando Fora da Caixa
Você não precisa depender apenas das ferramentas do LinkedIn para fazer crescer sua comunidade. Use outros canais para informar as pessoas sobre sua nova página empresarial no LinkedIn. Estes podem incluir:
- Outros perfis de mídia social da sua empresa
- Sua newsletter
- Um banner e/ou um botão no seu site
- Sua assinatura de e-mail
Adotando a Otimização
Otimizar o conteúdo do LinkedIn é um tópico enorme que merece seu próprio guia. Geralmente, envolve:
- fazer pesquisa de palavras-chave e análise da concorrência;
- escolher o momento certo para publicar seu conteúdo;
- incluir mídia como imagens, vídeos e infográficos;
- mencionar outras pessoas e/ou empresas;
- usar hashtags.
Em resumo, não há nada que um profissional de marketing de conteúdo decente não consiga lidar, mas ignorar a otimização pode prejudicar seus esforços de crescimento.
Tornando-se Pessoal
Você pode convidar pessoalmente outros usuários do LinkedIn para seguir a página da sua empresa? Totalmente! É fácil e simplificado? De jeito nenhum! Você só pode enviar tais convites para suas conexões de 1º grau. Como podemos ver, a tarefa aqui é dupla: antes de convidar um estranho para seguir sua página, você precisa se conectar com ele. A dor de cabeça não termina aqui: existem limites estritos tanto para o número de solicitações de conexão quanto para os convites para seguir páginas empresariais.
Ainda assim, você obviamente deve usar essa maneira de obter novos seguidores. Apenas certifique-se de gastar seu crédito mensal de convites com sabedoria. Escolha usuários com probabilidade de se interessar em se juntar à sua comunidade e crie mensagens personalizadas para aumentar a chance de reações positivas. E aqui está mais uma boa notícia: você pode automatizar essas tarefas!
Fazendo Amizade com Amigos de Amigos
Até recentemente, apenas administradores de páginas de negócios podiam convidar outros usuários para seguir suas páginas da empresa. Hoje, qualquer usuário pode convidar suas conexões de 1º grau para seguir qualquer página de negócios com menos de 5.000 seguidores! Na prática, isso significa que você pode pedir aos seus amigos para que peçam aos amigos deles para seguir sua nova página. Não é emocionante? Apenas lembre-se: quantidade não é nada sem qualidade. Certifique-se de que as pessoas que recebem convites estão interessadas no seu negócio. E, claro, há restrições: um usuário pode enviar apenas 50 convites desse tipo por mês.
Tornando-se Automático
Entre a riqueza de ferramentas de automação do LinkedIn, o Linked Helper se destaca como a solução ideal para aumentar seus contatos e seguidores da página de negócios. Ele permite que você crie uma lista de usuários que deseja contatar, configure modelos de mensagem personalizados para se conectar com eles e, em seguida, envie convites da página da empresa para aqueles que aceitaram sua solicitação de conexão — e faça todas essas tarefas automaticamente! Isso economiza muito tempo, também conhecido como o recurso mais valioso na Terra e além. Confira este artigo para saber mais sobre os recursos de convites automatizados do Linked Helper.
Aproveitando a Promoção Cruzada
Algumas táticas de mídia social nunca envelhecem. Campanhas de promoção cruzada são uma ótima maneira de familiarizar um público completamente novo com sua empresa. Escolha seus parceiros com sabedoria e certifique-se de que o público deles seja relevante para você.
Dando um Impulso a Si Mesmo
Impulsionar (Boosting) é uma opção paga para promover seu conteúdo. Pode ser útil quando você precisa que uma postagem específica atinja públicos maiores. Se houver uma peça de conteúdo que pareça particularmente incrível para você, não hesite em impulsioná-la. Por apenas US$ 10 por dia, você pode aumentar drasticamente o público da sua postagem — e, se for tão boa quanto você pensa, atrair novos seguidores. Para saber mais sobre essa opção, leia este excelente documento de melhores práticas de impulsionamento lançado pelo LinkedIn.
Tornando-se uma Marca com Voz
Use o perfil da sua empresa para interagir com seguidores e outros usuários. Responder a comentários em sua página e reagir aos comentários de outros ajuda a construir laços com o público. Mas não é só isso: você pode postar comentários como uma empresa [em qualquer lugar do LinkedIn](em qualquer lugar do LinkedIn)! Que ótima maneira de fazer com que outros percebam sua marca e potencialmente sigam sua página de negócios!
Postando Vagas de Emprego
Sessenta e um milhões de pessoas usam o LinkedIn para procurar empregos todas as semanas. Procurar talentos é uma maneira eficaz de atrair novos seguidores, especialmente se você for criativo com suas ofertas de emprego. Além disso, isso pode ajudá-lo a encontrar realmente os melhores talentos. É uma situação perfeita de ganha-ganha. Só não se esqueça de compartilhar ofertas de emprego na sua página.
Conclusão
Agora que você sabe como criar uma página no LinkedIn para o seu negócio, é hora de ir lá e começar a agir! Aumentar seus seguidores pode parecer desafiador, e genuinamente é, mas se você tiver objetivos claros, estratégia e uma equipe de conteúdo forte, o céu é o limite.
Combinando diferentes táticas (e, claro, publicando conteúdo estelar), você pode alcançar um aumento constante de seguidores e — quem sabe — talvez um dia ver o nome da sua empresa entre as páginas mais seguidas no LinkedIn!