InMails e mensagens diretas não são intercambiáveis; elas se complementam para aprimorar o seu pipeline de vendas. Os profissionais de vendas usam as duas estratégias, mas há uma diferença significativa e impactante entre elas.
Então, por onde você deve começar se quiser obter mais leads com sua prospecção no LinkedIn?
Vamos nos aprofundar nos detalhes para que você possa maximizar seus esforços de prospecção no LinkedIn. Como bônus, você também receberá quatro hacks profissionais para impulsionar sua geração de leads.
InMail do LinkedIn vs. Mensagem regular do LinkedIn: Qual é a diferença? Exemplos e casos de uso.
Tanto o InMail do LinkedIn quanto as mensagens regulares do LinkedIn permitem iniciar uma comunicação privada com outros usuários. Agora, vamos entender o que cada um significa no LinkedIn.
O InMail do LinkedIn é um recurso premium disponível com uma assinatura Premium ou créditos de InMail. Ele permite que os usuários enviem mensagens personalizadas direcionadas não apenas para suas conexões existentes, mas também para conexões de 2º e 3º grau.
Por outro lado, as mensagens regulares do LinkedIn servem como a principal ferramenta de comunicação dentro da rede. Embora sejam gratuitas, há uma limitação — elas só podem ser enviadas para suas conexões de 1º grau.
Se você quiser enviar uma mensagem para alguém fora da sua lista de conexões, o LinkedIn sugerirá enviar um pedido de conexão primeiro. Depois que o pedido for aceito, você poderá iniciar uma conversa com esse usuário.
Agora, vamos analisar suas características distintas:
| InMail | Mensagem regular | |
|---|---|---|
| Preço | Assinatura Premium | Grátis |
| Destinatários | Todos | Conexões de 1º grau |
| Assunto | Sim | Não |
| Limite de caracteres | 2000 | 8000 |
| Lembretes automáticos | Em 3 dias, se não houver resposta | Não |
InMail do LinkedIn: Casos de uso de prospecção fria.
Como você pode melhorar significativamente sua prospecção fria com o InMail do LinkedIn? Aqui estão quatro casos de uso a serem considerados.
Para atender a uma necessidade urgente de um cliente potencial.
Você está rolando o feed do LinkedIn e nota comentários ou publicações do seu cliente ideal sobre o problema X, mas eles não estão nas suas conexões do LinkedIn.
Enviar um pedido de conexão seria lógico, mas você deve esperar que (se) ele seja aceito. Por outro lado, os InMails permitem que você entre em contato instantaneamente com o lead com uma abordagem altamente personalizada. Descreva como sua oferta resolverá os pontos problemáticos do cliente em potencial e convide-o a participar de uma conversa mais significativa.
Essa é uma abordagem altamente eficaz para chamar a atenção do seu ICP sem perder tempo enviando pedidos de conexão e esperando que os usuários os aceitem para iniciar uma conversa privada.
Para criar conexões calorosas com prospects específicos.
Use o InMail do LinkedIn para ir direto ao ponto e entrar em contato com seus prospects desejados para estabelecer a base para futuras colaborações.
Por exemplo, você pode aproveitar os comentários dos leads e usá-los como ponto de partida para fazer conexões calorosas, enfatizando interesses ou objetivos comuns em seu InMail. Isso aumentará suas chances de obter uma resposta positiva e mover o lead para o próximo estágio do seu pipeline de vendas.
Para conseguir isso, monitore ativamente as publicações e comentários do seu público-alvo. Participe de grupos relacionados ao setor, siga hashtags para participar de conversas significativas, identifique pontos em comum e elabore um InMail personalizado. Na verdade, InMails personalizados têm um desempenho cerca de 15% melhor do que os enviados em massa.
Para acelerar a busca de emprego.
Um dos desafios mais comuns que os candidatos a emprego enfrentam é conectar-se com centenas de profissionais de RH, recrutadores e tomadores de decisão para enviar uma candidatura ou obter informações sobre vagas de emprego.
De acordo com o LinkedIn, os membros Premium têm 2,6 vezes mais chances de serem contratados na plataforma. Nesse contexto, o InMail do LinkedIn pode ser um verdadeiro divisor de águas para quem deseja acelerar a busca de emprego com mensagens personalizadas. Certifique-se de expressar interesse genuíno na empresa e destacar suas qualificações para o cargo desejado.
E vice-versa — os recrutadores combatem constantemente os desafios de encontrar e atrair profissionais com oportunidades de emprego. Abaixo está um exemplo de um fundador entrando em contato com um candidato usando o InMail.
Mensagem do LinkedIn: Casos de uso de geração de leads.
A seguir, vamos falar sobre as mensagens regulares do LinkedIn e explorar dois casos de uso práticos.
Para alcançar prospects em massa.
Quando você tem centenas de contas do LinkedIn à sua disposição, os InMails não são úteis. Eles são para campanhas de prospecção direcionadas.
Com mensagens regulares começando com pedidos de conexão, você pode alcançar milhares de prospects sem se preocupar com créditos de InMail.
Para economizar tempo na geração de leads com automação de prospecção no LinkedIn e contornar os créditos de InMail.
Os pedidos de conexão e mensagens do LinkedIn podem ser facilmente automatizados, até mesmo personalizados com as ferramentas certas. A cereja no topo do bolo é que você pode triplicar seus esforços de prospecção combinando InMails com mensagens regulares. Como? Ambos têm limites semanais e mensais.
Você pode enviar apenas 100-250 pedidos de conexão semanalmente (ou 400-1000/mês). Da mesma forma, a cota mensal de mensagens InMail varia de 5 a 50 mensagens. (Mais informações sobre créditos de InMail nos próximos capítulos).
Juntos, InMail e mensagens regulares permitem que você alcance mais prospects.
No entanto, mais mensagens vêm com mais trabalho.
O Linked Helper 2 permite automatizar quase tudo:
- Enviar pedidos de conexão para sua lista de leads.
- Convidar contatos de 2º e 3º nível segmentados com uma nota pessoal.
- Enviar mensagens para membros de grupos e participantes de eventos.
- Visitar perfis e curtir publicações antes de enviar um pedido de conexão.
E muito mais.
Até agora, cobrimos extensivamente o InMail do LinkedIn e as mensagens regulares, mas a plataforma tem muito mais a oferecer. Existem InMails patrocinados e anúncios de mensagens (Message Ads).
InMail do LinkedIn vs. InMail Patrocinado vs. Message Ads: Qual é a diferença?
Você pode se perguntar sobre a distinção entre esses três. A resposta é simples: dois são essencialmente a mesma coisa. Em 2019, o LinkedIn rebatizou os InMails patrocinados e, desde então, eles são conhecidos como Message Ads.
Veja como os Message Ads aparecem na caixa de entrada do LinkedIn:
Eles contêm botões e links de CTA em azul, um assunto e um rótulo Patrocinado.
Com certeza, os InMails são a ferramenta ideal para prospecção no LinkedIn e social selling. Então, surge a próxima pergunta: quantos InMails você pode enviar?
Conheça as diretrizes de renovação e limitações de crédito do InMail do LinkedIn.
Os créditos de InMail do LinkedIn estão incluídos em todos os planos premium do LinkedIn, incluindo Premium Career, Premium Business, Sales Navigator Core e Recruiter Lite. Os créditos e limites podem variar dependendo do tipo da sua conta do LinkedIn.
O número de créditos de InMail para LinkedIn Sales Navigator e LinkedIn Recruiter.
Aqui está um detalhamento dos créditos lunais de mensagem InMail que você recebe com base no tipo da sua conta:
- Premium Career: 5 créditos
- Premium Business: 15 créditos
- Sales Navigator Core: 50 créditos
- Recruiter Lite: 30 créditos
No entanto, há uma solução alternativa para atingir o volume de 800 InMails que descobrimos no Linked Helper. Se você entrar em contato com membros com o recurso Open Profile, tendo o LinkedIn Premium, você pode realmente enviar até 800 InMails por mês.
O LinkedIn diz que cada crédito expira após 90 dias, então eles serão transferidos para o próximo mês se não forem usados. No entanto, você não pode transferir seus créditos ao atualizar sua conta.
Como obter créditos do LinkedIn para contas premium do LinkedIn?
Para adquirir créditos de InMail do LinkedIn para contas premium do LinkedIn, siga estas etapas:
1. Faça o upgrade para uma conta Premium do LinkedIn, escolhendo entre opções como Premium Career, Premium Business, Premium Sales ou Premium Recruiter, com base em suas necessidades e objetivos.
2. Dependendo do plano de assinatura escolhido, você receberá um número específico de créditos de InMail como parte de seus recursos premium.
⚠️ Aviso: Lembre-se de que, se você cancelar sua assinatura premium, seu saldo de créditos será redefinido para zero.
Como recuperar seus créditos de InMail do LinkedIn?
Embora o LinkedIn não tenha uma política formal de reembolso para créditos de InMail, ainda existe uma maneira de recuperá-los. De acordo com as diretrizes do LinkedIn:
“Toda mensagem InMail que é aceita/recusada ou respondida diretamente dentro de 90 dias após o envio é creditada de volta. Uma mensagem InMail pendente não é contada como aceita ou recusada. Como parte da experiência de mensagens do LinkedIn, as Respostas Rápidas para mensagens InMail também contam como uma resposta”.
Isso significa que, mesmo que o usuário clique na opção de resposta rápida no chat, isso também será considerado como uma resposta ao InMail. Assim, seu InMail será creditado de volta.
Você pode acumular um máximo de créditos de mensagem InMail 60 dias após o início de uma assinatura, mas pode enviar tantos InMails quanto forem creditados de volta.
Este é o número máximo de créditos de mensagem InMail que você pode acumular no total:
- 15 mensagens com Premium Careers
- 45 mensagens com Premium Business
- 150 mensagens com Sales Navigator
- 120 mensagens com Recruiter
Quais são as limitações das mensagens InMail?
As mensagens InMail podem ser uma ferramenta poderosa para alcançar leads segmentados, mas também têm desvantagens. Por exemplo, o LinkedIn não permite enviar uma mensagem de acompanhamento se o usuário não responder à primeira mensagem no InMail.
Se o prospect não responder, você deve enviar um pedido de conexão e iniciar um contato.
Acesse 800 InMails para dobrar seus resultados de prospecção.
Com o recurso Premium Open Profile do LinkedIn, você pode acessar cerca de 800 InMails para maximizar seus resultados de prospecção. Esse recurso poderoso permite que você entre em contato com membros Premium do LinkedIn gratuitamente, mesmo que não estejam na sua rede.
Todos os membros do LinkedIn podem ver os perfis completos dos membros Premium que habilitaram o Open Profile. No entanto, é importante observar que você deve ter uma assinatura Premium para ser um membro Open Profile.
Para economizar um tempo enorme na identificação e conexão com proprietários de perfis abertos, use o Linked Helper 2.
Com o Linked Helper, você pode encontrar facilmente usuários com perfis abertos em um clique ⚡e criar campanhas de InMail em massa diretamente na ferramenta. Aqui está o guia passo a passo sobre como fazer isso:
- Primeiro, baixe o Linked Helper. Você pode criar uma conta gratuita por 14 dias.
- Faça login no seu perfil e vincule-o ao seu LinkedIn.
- Crie uma campanha de prospecção.
- Adicione perfis à lista Fila de espera. (Fluxo de trabalho → Fila de espera → Adicionar).
- Você só pode classificar pessoas com um status de Perfil Aberto se selecionar “Services” (Serviços) nos Filtros avançados. Além disso, ao raspar através do Navigator, você pode filtrar esses perfis diretamente no CRM do Linked Helper pelo filtro “Link aberto”.
- Adicione a ação “InMail para o 2.º e 3.º contatos”.
- Adicione texto e personalização. Personalize mensagens usando variáveis incorporadas ou personalizadas.
Em seguida, adicione a ação “Verificar se há respostas”. A ferramenta rastreará todos os usuários que responderem ao seu InMail. Depois que a campanha for concluída, você pode baixar o histórico de mensagens e respostas em um formato Excel para uma análise completa.
A automação do Linked Helper é super conveniente em tais casos. Experimente agora.
Faça o download do Linked Helper 2
e obtenha uma avaliação gratuita de 14 dias agora mesmo
DOWNLOADSe ainda não está na nossa lista de utilizadores, junte-se a nós.
Oferecemos-lhe uma versão de teste para iniciar a sua experiência com a nossa ferramenta para o LinkedIn.
4 hacks para aprimorar sua estratégia de prospecção com InMail do LinkedIn
Para melhorar a eficiência da sua prospecção com InMail, implemente estas quatro táticas acionáveis.
#1 Escreva InMails mais curtos para transmitir sua mensagem rapidamente.
Introduções longas sobrecarregam os leitores — e você também. Certifique-se de que sua mensagem seja concisa e revele suas intenções rapidamente.
Comece com uma saudação amigável, apresente-se brevemente e explique por que você está entrando em contato. Se possível, mantenha o texto abaixo de 30–400 palavras para aumentar a taxa de resposta.
Estudo do LinkedIn sugere que InMails com menos de 400 caracteres têm desempenho 22% melhor do que mensagens longas.
#2 Adicione uma chamada para ação para conversões mais altas.
Todo InMail deve ter um objetivo claro. Se o destinatário não entender o que se espera dele, as chances são baixas de que você receba uma resposta. Seja solicitando feedback, agendando uma reunião ou organizando uma chamada, declare sua chamada para ação (CTA) claramente.
Por exemplo, se você quiser que um prospect participe da conversa, termine seu InMail com esta frase —
“[FirstName], me diga o que você pensa sobre X?”.
Dessa forma, você está orientando o destinatário sobre os próximos passos e controlando a conversa sem parecer irritante e intrusivo.
#3 Lance uma sequência de aquecimento para aumentar a taxa de resposta.
🔥Os usuários são 78% mais propensos a aceitar seu InMail se você visualizar o perfil deles no LinkedIn primeiro. Além disso, os prospects são mais responsivos aos InMails se você navegar no perfil deles várias vezes em 30 dias. Se você não quiser que sua prospecção por InMail pareça uma chamada fria, desenvolva uma sequência de ações de aquecimento.
Por exemplo, envolva-se em suas publicações recentes, comente, inicie discussões e curta publicações que você gostou. Essa abordagem envolve seus leads em uma conversa e fornece uma base sólida para nutrir leads.
Em seguida, faça o acompanhamento com uma mensagem orientada por valor para transmitir sua iniciativa.
Dica profissional: Use o Linked Helper para automatizar o processo de aquecimento visitando automaticamente, seguindo perfis, endossando competências, convidando para eventos, curtindo e comentando publicações ou artigos.
O Linked Helper permite que você escolha o número de publicações e artigos para interagir e adiar essas ações. O último é útil para chamar a atenção de leads que vivem em fusos horários diferentes.
#4 Escreva assuntos atraentes.
Assuntos cativantes podem levar o destinatário a abrir e ler a mensagem. Evite usar linhas genéricas como “oportunidade de networking” ou “crescimento mútuo”.
Seja específico e destaque o valor que eles ganharão ao abrir sua mensagem. Mantenha as linhas de assunto com menos de 200 caracteres para evitar comprimento excessivo. Adicione personalização ou gatilhos de tempo. Para isso, você pode usar as variáveis do Linked Helper para gerar strings personalizadas.
Aqui estão 3 ótimos exemplos de linha de assunto de InMail do LinkedIn:
Exemplo um: “Uma oportunidade de emprego da [Company] para Amanda.”
A linha de assunto é clara e concisa e inclui o nome do destinatário.
Exemplo dois: “Adorei sua postagem sobre tendências de marketing de IA.”
Mostra interesse genuíno e dá ao destinatário a impressão de que foi criado especificamente pensando nele. Além disso, desperta curiosidade.
Exemplo três: “Vi você no webinar [Name] — vamos trocar ideias?”
A linha de assunto tem uma chamada para ação clara e estabelece rapidamente uma conexão mútua referenciando uma experiência compartilhada.
Dica profissional: Avalie quais assuntos de e-mail funcionam melhor para sua newsletter – eles podem ser adequados para seus assuntos de InMail também.
Perguntas frequentes sobre o InMail do LinkedIn
Ainda tem dúvidas sobre InMails no LinkedIn? Confira esta seção para encontrar respostas para as perguntas mais comuns de nossos usuários:
Você consegue ver se um InMail do LinkedIn foi lido?
Se você pode ver se um InMail do LinkedIn foi lido ou não, depende das configurações de privacidade do destinatário. Se o usuário optar por ocultar o status de “Lido”, ele permanecerá desconhecido para você.
Você pode acessar estatísticas de InMail em seus relatórios do LinkedIn, mas eles se concentram principalmente na taxa de resposta e no número de mensagens enviadas e aceitas.
O que o status “InMail recusado” no LinkedIn significa para os remetentes?
Quando um usuário recebe um InMail, ele tem a opção de clicar em “Recusar”. Quando isso acontece, você não pode mais contatar esse usuário. O lado positivo é que o LinkedIn devolverá esse crédito de InMail para você.
Posso criar modelos de InMail do LinkedIn para mensagens em massa?
Usuários do plano Recruiter podem criar modelos de mensagens e salvá-los para uso futuro. Esses modelos também podem ser compartilhados com outros usuários do LinkedIn.
Para criar um modelo de InMail do LinkedIn, siga estas etapas simples:
- Em sua conta pessoal, encontre o item de menu Configurações do produto. Selecione Modelos de mensagem → Criar novo.
- Insira o texto para definir um título e adicionar arquivos de mídia conforme necessário.
- Defina a privacidade do modelo – você pode torná-lo visível apenas para você ou para todos os usuários da sua organização.
Para enviar uma mensagem a partir de um modelo, na janela “Enviar Mensagem”, selecione o ícone de Envelope → ícone de Documento → encontre o modelo desejado pelo nome na lista.
LinkedIn Growth Hub
JUNTE-SE À NOSSA COMUNIDADEObtenha Ferramentas Gratuitas, Scripts de Prospecção, Dicas dos Bastidores e Networking Real
Bônus: No Construtor de Modelos do Linked Helper, você tem opções adicionais para personalização. Você pode usar não apenas variáveis incorporadas, mas também personalizadas. Você pode escrever valores no Excel e carregá-los no software para criar variáveis personalizadas. Além disso, as mensagens automáticas podem ser personalizadas graças às funções “IF, THEN, ELSE”.
Assista ao vídeo para saber mais sobre o recurso.