De acordo com as estatísticas, o LinkedIn é 277% mais eficaz na geração de leads do que o Facebook ou o Twitter. Portanto, se você é um vendedor, é imperativo que use sua página do LinkedIn não tanto para procurar emprego, mas para gerar leads. O LinkedIn é o lar de 97 milhões de membros que são tomadores de decisão de negócios. E todas essas pessoas podem se tornar leads de vendas que aumentarão sua receita.
Portanto, um perfil de vendedor focado não no sucesso pessoal da carreira, mas em vendas e comunicação com clientes potenciais diretamente da página, é capaz de trazer clientes, mesmo enquanto você dorme. A qualidade de um perfil é influenciada por dois elementos-chave: sua estética e seu conteúdo. Apesar de muitos gestores de perfil usarem fotos de alta qualidade, o foco na personalidade nos textos é frequentemente um erro. Representantes de vendas nem percebem o quanto seus negócios podem crescer se adaptarem seus perfis para os seguintes propósitos:
- Melhorar o reconhecimento da marca da empresa para a qual trabalham.
- Informar as pessoas sobre o produto ou serviço que estão vendendo.
- Construir confiança na empresa e no próprio vendedor.
- Otimização de palavras-chave para que a clientela possa descobri-lo através da pesquisa interna do Google e do LinkedIn.
- Comunicação direta com clientes potenciais através dos dados de contato do LinkedIn.
A seguir, você aprenderá sobre os elementos básicos de um perfil de vendas bem-sucedido que o ajudarão a adaptá-lo para esses propósitos. Se você melhorar esses componentes, os clientes interessados começarão a abordá-lo no LinkedIn por conta própria. Também neste artigo, você encontrará 8 exemplos de perfis de negócios no LinkedIn que o ajudarão a colocar em prática.
Para pesquisar centenas de perfis, usamos a ferramenta Linked Helper que permite aos usuários extrair informações sobre contas e baixá-las na forma de uma planilha compartilhável. Isso é útil para o autoestudo de concorrentes e do mercado, já que você também pode baixar perfis de empresas.
Elementos que configuram um perfil de gerente de vendas no LinkedIn para geração de leads e vendas
A seguir, dividiremos os elementos em três partes – visuais, textos e seções do LinkedIn que valem a pena adicionar. Isso melhorará gradualmente seu perfil para vendas eficazes.
Visuais para ajudá-lo a vender mais através do LinkedIn
Imagem do perfil do LinkedIn
A foto de perfil de um vendedor deve vender e convencer diretamente da página de pesquisa da rede social. Esta foto assume uma importância especial porque é vista em todas as atividades do LinkedIn, então, se for brilhante e atraente o suficiente, você terá muito mais visualizações.
Aqui estão alguns truques que notamos em contas bem-sucedidas:
- Escolha um fundo brilhante para sua foto de perfil. Neste caso, sua imagem será mais visível na página de pesquisa, onde seus concorrentes também são exibidos. Por exemplo, você pode usar como fundo uma das cores corporativas da sua empresa. Como há poucos elementos brilhantes nas páginas do LinkedIn, uma foto de perfil com uma cor contrastante será vantajosamente marcante. Isso realmente o ajudará a obter mais visualizações de seus clientes-alvo.
- Fotos com um sorriso chamam mais atenção na página de pesquisa. Além disso, se houver um sorriso no seu avatar, clientes potenciais ou parceiros estarão mais dispostos a você antecipadamente. Quando a página de pesquisa exibe muitas fotos de perfil de vendedores, os usuários são mais propensos a selecionar e clicar naquela que inspira simpatia e confiança neles. Essa tendência é especialmente perceptível nas contas de gerentes nos EUA. Portanto, sorria como faz na vida real e atraia mais negócios e ofertas positivas.
- Seu rosto deve estar claramente visível. A foto deve ser de alta qualidade e seu rosto deve estar focado. Além disso, certifique-se de que não haja outras pessoas ou distrações na imagem. A partir deste visual, as pessoas precisam entender com que tipo de pessoa vão lidar nos negócios.
Você não precisa contratar um fotógrafo profissional. É possível tirar essa foto importante com a câmera do seu telefone, ficando contra a parede em frente à luz e ativando o temporizador embutido.
Foto de capa
Não tenha preguiça de criar uma capa personalizada para o seu perfil do LinkedIn. Ela pode fornecer informações valiosas aos clientes e melhorar o reconhecimento da marca.
O que pode ser usado como capa?
- Aplique conteúdo de marca. Este truque é frequentemente usado por gerentes e diretores de vendas. Você pode pedir ao seu departamento de marketing ou a um designer para criar uma imagem de capa para o LinkedIn para que tenha o tamanho certo, excelente qualidade e inclua o logotipo e o nome da empresa.
- Você pode baixar um modelo. Existem muitos recursos online onde você pode baixar uma capa pronta ou criá-la no editor integrado. Por exemplo, você pode verificar Canva, Adobe, Crello e outras plataformas gratuitas e simples.
- Use um visual para sua capa que reflita sua personalidade. Sim, em uma rede social profissional vale a pena focar nas qualidades empresariais. Mas muitas vezes uma abordagem pessoal e comunicação informal funcionam em vendas. Portanto, uma capa pode ilustrar sua paisagem favorita, ilustração vetorial ou lema que o energiza para o sucesso.
Não deixe o espaço da capa em branco. Assim, o perfil parece incompleto e você perde a chance de impressionar compradores potenciais.
Textos de perfil para ajudá-lo a vencer a concorrência
As seções de texto podem gerar interesse em seu produto e empresa. É muito importante torná-las concisas e cativantes em meio à enorme massa de conteúdo.
Título
Um título é sua proposta ou missão, idealmente com palavras-chave pelas quais os clientes podem encontrá-lo. É o título que fica visível na página de pesquisa, a partir da qual os clientes potenciais abrirão seu perfil.
Portanto, o título deve refletir sua oferta e levar compradores potenciais à página. O que você deve incluir em um título para ajudar suas vendas?
- Missão. Um título pode ser uma resposta curta para a pergunta: Quem você ajuda e como você os ajuda? Você pode ver um exemplo de um cabeçalho de missão na imagem acima.
- Palavras-chave. Adicione as palavras pelas quais seu perfil será encontrado na pesquisa interna ou no Google. Podem ser palavras que incluem atividades da empresa ou seu produto.
- Especialização. Se você é um vendedor em um nicho restrito, inclua essa especificidade no título. Assim, você obterá leads direcionados, que têm maior probabilidade de levar a conversões.
Não duplique apenas sua posição. Use todo o potencial desta seção.
Resumo
Uma boa descrição de perfil de vendedor é a primeira coisa que vende. Aqui, você não deve focar em suas conquistas, é melhor apresentar seu produto e empresa para que sua página no LinkedIn traga mais leads.
Você pode ler as instruções detalhadas com exemplos para a descrição de vendas para o LinkedIn no artigo. Abaixo, abordaremos os principais truques que chamaram nossa atenção nas contas de gerentes de vendas. O que ajudará a vender melhor através do texto da seção Sobre?
- Adicione um link para o agendador de compromissos. Com este truque para sua biografia, você poderá receber chamadas de clientes potenciais originadas da rede social. Esta é uma ótima maneira de ir direto ao ponto.
- Adicione um link para o site da empresa. Com a ajuda deste link, os usuários e clientes potenciais conhecerão melhor sua oferta e o site receberá tráfego adicional.
- Inclua palavras-chave aqui também. Como este trecho de texto é pesquisável, você ganha se adicionar palavras-chave à descrição. Seu perfil pode ser encontrado de várias fontes.
- Contatos. Os usuários do LinkedIn precisam clicar em um botão especial quando desejam visualizar detalhes de contato. Você ajudará os clientes a entrar em contato se adicionar um e-mail e número de telefone diretamente na biografia.
Seções que valem a pena preencher para aumentar as vendas
Talvez nem todas as seções ajudem você especificamente com o objetivo de gerar leads e encontrar clientes através do LinkedIn. Mas são as seções listadas abaixo que valem a sua atenção, de acordo com a ordem dada neste artigo.
Lista de serviços
É assim que se parece a seção de serviços que você presta na página de pesquisa. Isso é ótimo para clientes que procuram um vendedor com conhecimento específico. Dessa forma, eles darão preferência a você e irão mais frequentemente ao seu perfil.
Além disso, é a seção Prestação de serviços que estará localizada logo abaixo do seu título, o que significa que tem um grande impacto nos visitantes do perfil. Isso deve incluir todos os serviços para os quais você está procurando clientes através do LinkedIn.
Seção Experiência
Se você está procurando vendas em vez de uma busca de emprego, nesta seção você deve prestar o mínimo de atenção à descrição do seu cargo e conquistas. Apesar de a seção implicar a divulgação da experiência, vale a pena torná-la adaptada para vendas. E é exatamente assim que os vendedores a preenchem.
Aconselhamos que você inclua os benefícios da sua empresa e as descrições dos produtos aqui em vez de conquistas. Isso gerará interesse em seus serviços, o que induzirá o público-alvo a se tornar seu cliente. Por exemplo:
Também aqui você pode adicionar um CTA, que levará à página da empresa ou do produto.
Recomendações
Referências não precisam ser elogios de seus empregos anteriores. Esta é a seção perfeita para mostrar como você ajudou os clientes. Assim, novos clientes potenciais lendo avaliações ficarão motivados a trabalhar com você.
Portanto, agora mesmo vale a pena entrar em contato com clientes regulares, cuja opinião afetará a clientela-alvo. Você pode pedir a eles que forneçam feedback sobre seu trabalho como vendedor, como você os ajudou e por que outros deveriam trabalhar com você.
A seção Experiência de voluntariado
Pode parecer que voluntariado e vendas não estão relacionados de forma alguma. Mas, na realidade, esta seção pode ajudá-lo a gerar leads construindo confiança e revelando seus pontos fortes pessoais. Também para muitos clientes, isso pode ser uma boa razão para iniciar um diálogo com você. Portanto, os vendedores geralmente têm sua seção de voluntariado preenchida. Além disso, mostrará a experiência do setor que o ajuda a entender melhor as necessidades do cliente.
Competências e recomendações
Esta seção também pode parecer mais relevante para sua busca de emprego. No entanto, na prática, seus clientes também usam suas competências, então quando você as confirma em seu perfil, isso cria uma maior confiança em você como especialista. É importante incluir apenas as confirmações de competências que são relevantes para o mercado em que você está trabalhando. Não sobrecarregue seu perfil com informações desnecessárias para focar a atenção do cliente-alvo no produto.
Em destaque
Conforme concebido pela rede social, esta seção destina-se a compartilhar links para publicações via LinkedIn. Na prática, notamos inúmeros perfis de vendedores que dedicam esta seção ao produto que representam.
Graças a esta seção, você pode mostrar uma foto das mercadorias que oferece e colocar uma descrição de texto lá. Isso funcionará tanto para bens físicos quanto para serviços. Você pode anexar links para postagens que você mesmo criou no site, bem como links para recursos externos, por exemplo, páginas da web de sua organização.
Graças a essa técnica invisível, mas útil, todos os visitantes do seu perfil estudarão sua proposta em detalhes. Depois disso, eles podem contatá-lo facilmente se você especificar um e-mail ou número de contato na descrição do perfil.
A seguir, inspecionaremos os melhores perfis de gerentes de vendas no LinkedIn. Isso o ajudará a aprender como os vendedores aplicam alguns truques na prática para usar sua conta como um cartão de visita.
8 exemplos de perfil de vendas do LinkedIn
Exemplo nº 1
Este perfil tem um título exemplar que reflete a missão do vendedor – como ele pode ser útil ao cliente. Como descobrimos anteriormente, esse tipo de redação atrai clientes potenciais da página de pesquisa.
Na seção Experiência, o especialista concentra-se não em suas responsabilidades, mas na descrição de venda da empresa atual, oferta e vantagem competitiva.
Nesta seção Licenças e certificados, o especialista indicou 10 cursos concluídos no LinkedIn, o que inspirará confiança em compradores potenciais e ajudará a receber mais solicitações recebidas.
Na seção Recomendações, vemos 9 avaliações. Você pode pedir aos seus clientes que deixem feedback sobre o trabalho com você após projetos bem-sucedidos.
Exemplo nº 2
Aqui vemos uma descrição clara do serviço no cabeçalho do perfil, o que ajuda a entender a oferta e chama a atenção na página de pesquisa. Na página de pesquisa, muitos perfis semelhantes são exibidos e essa frase curta pode levar os usuários a abrir sua conta.
Os serviços que o gerente de vendas oferece estão listados no início do perfil. Graças a esta seção, os compradores potenciais podem ver imediatamente o que podem negociar com você. Além disso, essas palavras o ajudarão a ter uma classificação melhor no SEO interno do LinkedIn.
Fornecer duas formas de comunicação no resumo e um link para o calendário para agendar chamadas são as melhores maneiras de ir direto aos negócios. Dessa forma, um representante de vendas mostra que está pronto para aceitar solicitações recebidas de bens e serviços diretamente do perfil do LinkedIn.
Tome nota deste truque e você obterá muito mais leads quentes diretamente da sua página.
Exemplo nº 3
Você pode dedicar uma descrição de perfil e um título à sua empresa ou serviço. Dessa forma, você se torna um embaixador da marca que faz parte da imagem e do produto da empresa.
Este truque é frequentemente usado por vendedores em empresas de TI. Além disso, dessa forma, você obterá mais tráfego para o site da empresa a partir da sua página no LinkedIn.
No exemplo, também vemos uma seção com serviços prestados pelo gerente de vendas. Isso aumenta muito suas chances de se conectar com um cliente.
Exemplo nº 4
Neste exemplo, o perfil do gerente de vendas é focado efetivamente em vendas, percepção positiva e publicidade da empresa. Uma foto de marca é usada como imagem de capa do perfil.
A descrição revela todas as propriedades úteis do produto e suas vantagens competitivas sobre ofertas semelhantes. Por exemplo, há fatos claros e específicos sobre pesquisas de laboratório que podem ajudar a lidar com objeções.
Também na seção Em destaque, o especialista forneceu links para descrições de produtos com imagens. Assim, após visitar este perfil, um cliente potencial terá uma compreensão completa do produto e terá à mão o e-mail do especialista, que também é indicado na descrição do perfil.
Exemplo nº 5
Um ótimo título que o mostre como um vendedor motivado é vital. Vemos que a especialista em vendas usa as palavras-chave Empresas de Saúde, pelas quais clientes potenciais podem encontrá-la.
Mantenha a descrição do produto e sua missão curta. Você pode notar que os fatos mais importantes sobre a empresa e uma breve declaração de missão são formulados em duas linhas, que são visíveis mesmo que a descrição completa do perfil não seja divulgada.
Use uma lista clara dos serviços que sua empresa oferece em sua descrição. Além disso, você pode promover a confiança se usar frases como um “parceiro de confiança”.
O link para o site ajudará os clientes a entender melhor seu produto e entrar em contato.
A seção Experiência de voluntariado parece apenas à primeira vista não estar relacionada à venda. Na verdade, criará confiança psicológica em clientes potenciais, especialmente se você estiver vendendo serviços caros e complexos.
Exemplo nº 6
Este é um exemplo de uma boa foto de perfil. Notamos que as imagens com pessoas sorrindo na foto principal se destacam da concorrência quando vistas da página de pesquisa. Portanto, torne sua conta de vendas o mais positiva possível.
Uma capa brilhante é uma ótima alternativa se você não quiser usar uma foto de marca. A escolha da estética do cabeçalho do perfil dependerá do nicho em que você trabalha. Cores e elementos devem ser agradáveis ao público-alvo.
As recomendações aqui provam que se pode confiar no gerente como pessoa e especialista. Portanto, certifique-se de pedir às pessoas com quem trabalhou para deixar feedback.
Exemplo nº 7
Neste exemplo, a vantagem do vendedor é a seção Atividade visível. Graças a isso, os clientes potenciais que abrirem seu perfil entenderão que você é um especialista envolvido em seu ambiente profissional. Isso aumenta sua credibilidade.
Também vemos uma lista de especializações indicadas no perfil bio. Graças a essas frases, os clientes podem entender as especificidades do seu trabalho. E também são essas combinações que eles podem inserir na pesquisa, então adicione habilidades de nicho e restritas à biografia.
Exemplo nº 8
Neste exemplo de perfil para um vendedor, vemos visuais bem escolhidos – tanto a foto de perfil quanto a imagem de capa. Quando rolamos para baixo no perfil até a seção Experiência, perceberemos que o gerente usou este campo para representar a empresa e seus serviços.
Você também pode notar que, para provar a vantagem competitiva da empresa e suas propostas, o especialista indicou seus prêmios e conquistas. Enquanto isso, uma descrição do papel e funções nesta posição é mencionada naturalmente sem chamar muita atenção para as conquistas e sucessos.
Você deve levar em conta que, se não estiver procurando emprego no momento, deve usar esses campos de texto nas descrições de experiência de trabalho para promover vendas. Você pode divulgar suas conquistas e experiência em seções de empresas anteriores onde trabalhou. Mas para melhores conversões desta plataforma de mídia social e promoção dos produtos que você oferece atualmente, mantenha o texto na parte Experiência menos pessoal.
Também neste perfil, podemos ver que o especialista indicou os idiomas que fala na seção Conquistas. Na verdade, o conhecimento do idioma do cliente pode ser ótimo para ajudá-lo a se conectar com potenciais clientes estrangeiros. Portanto, se você fala vários idiomas, isso pode se tornar sua vantagem competitiva na luta por um cliente.
Assim, consideramos exemplos bem-sucedidos de como especialistas usam o espaço da página pessoal para procurar possíveis clientes.
Como pesquisar os melhores perfis de vendas do LinkedIn de forma eficaz
Se você precisa se apresentar efetivamente como um profissional, é importante entender como você difere de seus concorrentes. Para entender o que o torna diferente, uma análise de resumo dos concorrentes ajudará.
O Linked Helper é uma ferramenta para copiar milhares de biografias do LinkedIn automaticamente. Você pode coletar todos os dados em 15 minutos em vez de horas navegando no LinkedIn. Quando pesquisamos 20 exemplos de resumos profissionais, este serviço ajudou, e não tivemos que esperar até que centenas de páginas fossem carregadas. Em vez disso, todas as biografias foram apresentadas em uma coluna da planilha baixada.
O método é realmente simples. Isto é o que você precisará fazer se quiser escanear descrições de milhares de contas facilmente.
#1 Baixe a versão de avaliação gratuita do Linked Helper
Este serviço pode ser usado gratuitamente por 14 dias. Você encontrará software para todos os sistemas operacionais no site oficial.
#2 Faça login na sua conta pessoal do LinkedIn através do software
Após o download, execute o programa e faça login na sua conta.
#3 Crie uma nova campanha no Linked Helper
Nas configurações da campanha, selecione que você irá raspar perfis de Pessoas.
#4 Defina os critérios de pesquisa
Depois de selecionar o LinkedIn como fonte de download de dados, o sistema abrirá a página de pesquisa usual neste site para você. Configure filtros para quais perfis você está interessado. Insira palavras-chave, localizações e setor.
Escolha o item de menu Recolher → Da página atual.
#5 Baixe sua planilha
Após o processo de download de perfis, você poderá extraí-los do sistema na forma de uma tabela. Para fazer isso, vá para o item de menu Lista, marque os perfis desejados e selecione Baixar.
Como resultado, em apenas 15 minutos, você poderá obter informações sobre concorrentes em seu nicho-alvo e realizar uma revisão de todas as descrições de perfil. Se você deseja fazer o resumo mais atraente para representantes de vendas, comece com esta etapa de pesquisa e experimente o Linked Helper.