Como responder a mensagens do LinkedIn: as formas mais eficazes e automatizadas

How to respond to LinkedIn messages: the most effective and automated ways

Postar no LinkedIn pode ser sua rota de confiança para conseguir clientes, conectar-se com parceiros ou encontrar um emprego. De fato, de acordo com as estatísticas, a taxa de resposta para InMails é 3 vezes maior do que para e-mails. No entanto, quando você recebe muitas respostas de leads, pode estar se perguntando como responder a todos com uma mensagem personalizada no LinkedIn para não ter que gastar muito tempo com isso.

É importante que as notificações sobre mensagens no LinkedIn também sejam enviadas para o seu e-mail. Mas ao responder a mensagens, uma atualização importante no chat da rede social deve ser levada em conta. O fato é que, quando você tem muitas mensagens não lidas e clica no ícone “Mensagens” e entra na função de chat, o contador deixará de mostrar a notificação de nova mensagem. Suas mensagens não abertas serão salvas, é claro, mas podem facilmente escapar da sua atenção. 

Um funil com mensagens automáticas permitirá que você:

  • Continue o diálogo naturalmente e responda aos usuários do LinkedIn (um recrutador ou lead) com uma mensagem personalizada, sem perder tempo procurando manualmente por diálogos no chat. Lembre-se de que você pode atrair mais conexões do LinkedIn e gerenciá-las em um único painel.
  • Personalize as respostas tanto quanto possível através das configurações avançadas do Linked Helper (você pode configurar variáveis personalizadas e operadores lógicos para fazer sua mensagem parecer que foi escrita manualmente).

Explore o tópico de personalização profunda do Linked Helper em nossa postagem detalhada no blog. 

Como responder a mensagens do LinkedIn

Começaremos com a possibilidade de automação e continuaremos com conselhos específicos sobre o texto de suas respostas.

Como responder a uma mensagem no LinkedIn automaticamente 

Captura de tela de mensagem do Linked Helper para primeiras conexões

Configurar um funil automático no Linked Helper é muito fácil. Como resultado disso, você entenderá como responder a mensagens no LinkedIn sem sua participação. Mas vale a pena notar que tais respostas automatizadas a mensagens irão apenas para aqueles que forem adicionados à fila de espera de uma campanha específica. O Linked Helper não o ajudará a automatizar respostas a mensagens de todos os usuários que escrevem para você.

Você pode implementar um funil semelhante para uma campanha de busca de funcionários ou clientes. Você pode ler sobre nossa experiência em encontrar um redator e usar mensagens automáticas na postagem do nosso blog.

Como você usa o Linked Helper para responder a um InMail ou a uma mensagem no LinkedIn?

#1 Baixar o Linked Helper gratuitamente
 

Inscrever-se

para obter dicas que lhe interessam

#2 Adicionar os leads desejados à fila de espera

Todas as campanhas no Linked Helper funcionam de acordo com este princípio. Como dito acima, você não pode definir respostas automáticas para todos que entram em contato com você. No entanto, adicionando leads claramente filtrados à fila de espera, você pode resolver qualquer problema de negócios na rede social.

#3 Construir o seu funil 

Depois, você pode incluir quaisquer ações de aquecimento no funil: curtidas automáticas, comentários, convites para a sua rede de contatos ou até mesmo um convite para um evento.

Seu pipeline pode funcionar como a seguinte sequência: 

  • Primeira mensagem automática para suas conexões de 1º nível. Você pode tornar o texto desta mensagem o mais personalizado possível. A maneira mais simples de fazer isso é usando as variáveis integradas do LinkedIn.
  • Verificar as respostas. O Linked Helper tem uma ação “Verificar se há respostas” que o ajudará a automatizar as respostas para as mensagens que você recebe das primeiras mensagens. Neste caso, você saberá que apenas aqueles que responderam à anterior receberam a próxima mensagem. Apenas os destinatários que não responderam na primeira vez receberão um acompanhamento (follow-up). Ao mesmo tempo, você verá os leads que responderam e poderá transferi-los para outra campanha para trabalhos futuros.
  • Mensagem para todos os que responderam. Você pode adicionar um texto de resposta com base no conteúdo da correspondência anterior. Dessa forma, o diálogo com pessoas importantes será apoiado pelo Linked Helper enquanto você gasta seu tempo trabalhando em outros aspectos do seu negócio.

Por exemplo, ao procurar um funcionário, você pode fazer um novo funil de mensagens e respostas para todos que responderam. Aqueles que não responderem receberão um acompanhamento automático dentro do funil existente. Como o pipeline pode se parecer?

Primeira mensagem: Você descreve a vaga em detalhes e faz uma oferta ao candidato. No final, você adiciona CTAs e pede que respondam apenas se estiverem interessados na proposta e promete dar mais detalhes na próxima mensagem.

Verificar se há respostas: O recurso do Linked Helper funcionará aqui, separando todos que responderam para a seção Respondido. O software enviará a próxima mensagem apenas para eles.

Segunda mensagem: É aqui que você dará mais detalhes e pode até adicionar dados para agendar uma entrevista. Nesta fase, você terá certeza de que todos a quem responde estão interessados em continuar o diálogo.

Por exemplo, podemos considerar o caso de uso de tal funil. Vamos imaginar que você está vendendo um novo CRM. Você tem o objetivo de escrever uma mensagem para leads via LinkedIn. 

Olá, nome,

Represento a empresa (nome) e desenvolvemos um CRM que pode ajudar seu negócio. Que CRM você usa para gerenciamento de leads?

Você pode coletar as primeiras respostas dos leads. Por exemplo, 15 pessoas podem responder “Não usamos CRM”, 19 podem responder “Monday.com”, 45 “Salesforce” e 20 “Hubspot”.

Em seguida, para melhorar o processo de vendas, você pode fazer o seguinte:

  • Crie 3 campanhas, cada uma com 3 mensagens de acompanhamento baseadas no CRM da primeira resposta do cliente. Por exemplo, descreva as desvantagens do Hubspot e as vantagens do seu CRM sobre o Hubspot, etc.
  • A partir da primeira rodada de respostas, separe os perfis que responderam da mesma forma (usando o mesmo CRM). Distribua-os na fila de espera em três campanhas.
  • Inicie campanhas de resposta automática para cada situação.
Recurso de resposta automática do Linked Helper

Vantagens desta estratégia:

  • Cada respondente receberá 2–3 mensagens de lembrete explicando por que seu CRM é melhor que {lead_CRM_name} se o lead não responder antes.
  • O Linked Helper verificará as respostas desses leads. Se um lead responder algo no 1º ou 2º acompanhamento em uma nova campanha, será mais conveniente para você verificar todas as respostas em um só lugar, filtrando-as por campanhas.
  • Será possível visualizar estatísticas de resposta e alterar textos para melhorar suas mensagens e aumentar as conversões.
  • O histórico de correspondência será armazenado no Linked Helper.

Como responder a InMail no LinkedIn

Como responder ao InMail do LinkedIn – questão técnica

Tecnicamente, os InMails que os usuários recebem de empregadores (se enviados via Recruiter) serão sinalizados como tal. Mas, na realidade, a resposta ao InMail não é diferente da resposta a uma mensagem regular recebida na caixa de entrada.

Por solidariedade, encorajamos você a responder a um InMail no LinkedIn; tente não rejeitá-los ou ignorá-los. Porque se você fizer isso, o remetente perderá alguns de seus créditos limitados que o LinkedIn fornece para mensagens pagas. 

Os usuários podem responder manualmente ou usar uma resposta rápida. Se o usuário escrever a resposta ele mesmo, o remetente pode continuar o diálogo no mesmo chat. Se um InMail for rejeitado, o remetente não poderá mais escrever para essa pessoa. Se o receptor responder usando uma das respostas preparadas oferecidas pelo LinkedIn, uma nova mensagem pode ser enviada ao usuário, mas não na mesma conversa. Você pode explorar este tópico na Ajuda do LinkedIn.

Conselhos vitais para respostas de InMail 

Não escreva muito

De acordo com as estatísticas, os usuários do LinkedIn recebem mensagens longas (46% dos InMails incluem mais de 800 caracteres) e muita informação. Se você quiser se destacar e poupar o destinatário de leituras desnecessárias, seja conciso. Uma resposta curta ajudará a descarregar a caixa de entrada do destinatário.

Você pode completar a resposta com CTA

Se você quiser continuar o diálogo, basta adicionar a chamada para ação (CTA) que geralmente é adicionada na mensagem de contato. Isso pode ser uma pergunta de esclarecimento, um pedido para entrar em contato por telefone ou solicitar informações adicionais.

Leve o tempo em consideração ao responder

Como o LinkedIn é usado principalmente por pessoas para construir negócios e carreiras, você deve entender que as mensagens enviadas durante o horário comercial têm maior probabilidade de serem abertas. A correspondência durante os horários ativos será mais produtiva e permitirá que você atinja seu objetivo mais rapidamente.

Classificar e deixar notas no CRM

O Linked Helper é um CRM que o ajudará a classificar leads com base em suas respostas. De fato, isso é muito importante se você tiver um ciclo longo de comunicação com os clientes. E cada uma das respostas deles será de importância decisiva para você. Por exemplo, você pode precisar lembrar um grupo de clientes sobre a disponibilidade de um produto no qual eles estavam interessados através de uma mensagem no LinkedIn uma semana após o primeiro contato. Assim, no LH, você pode usar etiquetas para categorizar usuários e sempre entender o status de sua correspondência com cada um.

Como responder a uma mensagem de recrutador no LinkedIn

Mesmo que você não esteja procurando emprego, pode receber ofertas de gerentes de contratação que podem ser de seu interesse. Portanto, ao olhar sua caixa de entrada do LinkedIn, você pode não saber imediatamente como responder melhor.

Uma lista de verificação curta sobre como responder a uma mensagem de emprego de um recrutador no LinkedIn:

  • De acordo com os empregadores, é melhor responder honestamente e diretamente à proposta deles, mesmo que não seja relevante agora.
  • Se muitos empregadores escreverem para você de uma só vez, você pode salvar uma resposta que pode enviar a todos (por exemplo, que você não está procurando emprego no momento).
  • Se você não quiser receber novas ofertas de emprego de forma alguma e reduzir o número de propostas recebidas, basta indicar que você não está procurando emprego no resumo ou no título de sua página.
  • Se a oferta for do seu interesse, apresse-se para mostrar seu interesse à gerência com perguntas e ações futuras.

Exemplo de como responder a uma mensagem no LinkedIn:

Obrigado pela sugestão. Li sobre sua empresa e produtos e estaria interessado em fazer parte da equipe.

Gostaria de saber mais detalhes sobre esta função. Podemos agendar uma chamada nos próximos dias?

Como responder a um InMail de recrutador no LinkedIn se você não precisa de um emprego:

Olá, nome,

Obrigado pelo convite e por compartilhar a vaga. Atualmente estou trabalhando em tempo integral e não estou pronto para mudar de emprego porque gosto deste projeto. Podemos discutir as possibilidades em pelo menos (especifique o prazo).

4.5 2 votes
Article Rating

About the author

Subscribe
Notify about
guest

0 comments
Old
New Popular
Intertext Reviews
View all comments